Banner
DiviNews Cidade Cidade - Notícias V Criança morre depois de ingerir medicamento controlado no Abrigo Homem de Nazaré
Qua, 14 de Maio de 2008 07:05

Criança morre depois de ingerir medicamento controlado no Abrigo Homem de Nazaré

André Passos
Uma criança de nove anos morreu e outras três continuam internadas no Pronto-Socorro Regional de Divinópolis, depois de ingerirem o medicamento Tegretol. As crianças são do Abrigo Homem de Nazaré, entidade que recebe jovens em situação de risco.

Um menino de nove anos morreu, outros três – dois de 12 e um de 14 anos – continuam internados no Pronto-Socorro Regional, mas não correm risco de morte. As crianças são menores em situação de risco que se encontram acauteladas no Abrigo Homem de Nazaré, por determinação judicial. Elas foram encaminhadas pela ao Pronto-Socorro Regional no início da madrugada de hoje, depois de ingerirem o remédio Tegretol, medicamento controlado, que só é ministrado sob prescrição médica.

TEGRETOL  
 
O que é? A  tegretol é a carbamazepina,  um anticonvulsivante
 
Para que serve? Foi originalmente usado, e continua sendo, para o tratamento da epilepsia, mas encontra bons resultados para o controle do Transtorno Afetivo Bipolar (antigo PMD). Além desta indicação pode também ser usado para controlar a agressividade em pacientes com outros tipos de transtornos mentais, como a demência, o retardo mental e com pacientes psicóticos. Também pode ser usado para tratar a síndrome das pernas inquietas, a abstinência alcoólica e a neuralgia do trigêmio.
 
Como é usado? - A dose recomendada varia entre 400 e 800mg por dia, acima disto apenas com indicação médica. Pela sonolência que pode causar é recomendável dar a maior parte da dose a noite.
 
Principais efeitos colaterais - Reações alérgicas na pele com pequenas placas avermelhadas é relativamente comum, mas não há necessidade de se interromper o tratamento por isso. Sedação, descoordenação motora, tonteiras, cansaço, enjôo e visão borrada são mais comuns de acontecer.
 
Considerações importantes - Não deve ser usado durante o primeiro trimestre da gestação, há evidências de má formação fetal. Só deve ser usado quando o médico responsável julgar que os benefícios compensam os riscos. O fato de se ter identificado má formações não significa que isto aconteça sempre, mas somente numa pequena parcela das mães que tomam esse remédio. Não deve ser usado junto a antidepressivos do tipo IMAO irreversível.
   
Após dar entrada no Pronto-Socorro, um menino de nove anos não resistiu e morreu. Além dos três garotos que permanecem internados na unidade, duas meninas – de 14 e 12 anos – também tiveram que ser atendidas, mas já foram liberadas.
 
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a monitora do Abrigo informou que por volta das 23h30 desta terça-feira, dois adolescentes se sentiram mal. Eles estavam vomitando quando pediram ajuda à monitora. Segundo ela, os garotos disseram que no meio da noite foram até a cozinha do Abrigo e apanharam remédios controlados que ficam em um armário sem tranca. Os jovens disseram que tomaram o medicamento Tegretol com o objetivo de se drogarem. Imediatamente o Corpo de Bombeiros foi acionado e as cinco crianças foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Regional.
 
PRÓ-HUMANA- O Secretário Municipal de Promoção Humana, Manoel Cordeiro, está acompanhando o caso desde a madrugada. Ele disse ao Portal Divinews que “inicialmente é preciso lamentar este fato que é inconcebível em todos os aspectos”. Manoel Cordeiro acrescentou que será aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. “Neste momento não se pode fazer juízo de valores e só depois de uma sindicância poderemos ter uma opinião formada sobre o que aconteceu”, disse Manoel Cordeiro.
 
O Secretário da Pró-Humana acrescentou que ainda hoje vai se reunir com o juiz da Infância e Adolescência, Núbio de Oliveira Parreiras para discutir o assunto. O juiz, que se encontrava em Belo Horizonte, já está se deslocando para Divinópolis.
 
O juiz Núbio de Oliveira Parreiras e a Secretaria Municipal de Promoção Humana, deverão divulgar uma nota oficial sobre o caso, conforme informou Manoel Cordeiro. Ele disse que sobre o ocorrido, não gostaria de fazer nenhum pronunciamento prematuro. “O encontro com o juiz vai nos orientar sobre as medidas a serem tomadas e também para conhecermos qual será a posição oficial do Juizado da Infância e Adolescência no caso”, disse Manoel Cordeiro.
 
ABRIGO HOMEM DE NAZARÉ – O Abrigo atende jovens em situação de risco, que são encaminhados pelo juiz da Infância e Adolescência. . Essas crianças, boa parte delas vítimas de maus tratos, recebem apoio jurídico e psicológico. O abrigo Homem de Nazaré recebe crianças em regime de co-educação. A responsabilidade do município com relação ao abrigo está sem sua manutenção e conservação.



 
Imprimir E-mail PDF
Comente esta notícia
Busca RSS
maria ap. de araujo  - carbamazepina   |2010-08-22 10:48:25
gostaria de saber se quem toma por muito tempo acaba ficando com algum problema?
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título: