Banner
DiviNews Minas Gerais Cidades Santo Antônio do Monte Santo Antônio do Monte faz festa para comemorar 133 anos
Sex, 14 de Novembro de 2008 08:59

Santo Antônio do Monte faz festa para comemorar 133 anos

A cidade de Santo Antônio do Monte está em festa, para comemorar os 133 anos de emancipação do município. Além das atividades cívicas, haverá uma série de shows e inaugurações. O ponto alto será no domingo (16). 

O município de Santo Antônio do Monte comemora neste domingo (16) os 133 anos de emancipação político-administrativa. Os festejos foram abertos oficialmente nesta quinta-feira (13) com a aberturada exposição "Aves dos Montes", no Centro de Memória Municipal Dr. José de Magalhães Pinto, com fotografias feitas por Daniel Silva Santos. Em seus trabalhos, o fotógrafo apresenta, com sua lente rápida e precisa, a fauna local em seus cenários cotidianos.

As comemorações não se resumem somente em festas. A administração da cidade, em parceria com a população, decidiu presentear a cidade com serviços, obras e ações, que vão fazer parte do calendário de comemorações. As principais delas vão se concentrar na Praça de Eventos – Avenida Tancredo Neves, neste sábado (15) e domingo (16), com shows e atividades abertas ao público.

As festividades continuam nesta na sexta-feira (14), às 16h, na Praça da Igreja, Comunidade Rural de Ponte Nova, com a inauguração do Salão Comunitário ‘‘José Alves de Lacerda’’. Ás 18h, na Rua José Antônio Borges, nº 20, Bairro Mangabeiras, será inaugurado o Salão Comunitário ‘‘Luciana Valéria Lacerda’’ e, às 20h, no Bairro São José, a solenidade de entrega da ‘‘Praça da Bíblia’’.

No sábado, a partir das 21h, a Avenida Tancredo Neves já entra em ritmo de carnaval com a presença do maior trio elétrico de Minas Gerais, o Papaxé, e um super show da Banda Papanalíngua. No domingo (16), data da elevação de Santo Antônio do Monte à categoria de cidade, às 9h30 tem a largada do Campeonato Superbike e durante todo o dia será realizada a Rua de Lazer, com apresentação dos palhaços Pimpão e Fumaça. E, à noite, fechando a festa, o melhor do sertanejo universitário com o grupo Recanto da Chibata, com participação especial de Xodozinho, o sanfoneiro da dupla Gino e Geno.

Ainda no domingo (16), dentro das cívicas, acontece a reunião solene da Câmara Municipal, às 16h. Durante a sessão, acontecerá a entrega de títulos de cidadania honorária e honra ao mérito.

HISTÓRIA - Santo Antônio do Monte é um município de origem portuguesa, em particular de açorianos, que chegaram a estas terras através de Pitangui. Começou a ser povoado em meados de 1700. A história de Santo Antônio do Monte começou a ser escrita a partir de 20 de janeiro de 1758, quando Lopo Barroso Pereira recebeu uma sesmaria no Ribeirão Itaubira, junto à Capela do Alto Santo Antônio do Monte, Fazenda Cachoeira, terras por ele ocupada bem antes da data. Somente em 8 de junho de 1782, pelos herdeiros do Guarda-Mor Francisco Tavares Oliveira, dono da Sesmaria “Alta Serra”, foi lavrada um escritura onde se legalizava a doação de terras do patrimônio do local, feita, tempos atrás, pelo antigo proprietário.

As terras passaram a pertencer à Sesmaria da Capela do Alto Santo Antônio do Monte. Estes são os mais antigos registros sobre o local. A capela teve concessão de pia batismal em 16 de maio de 1802. Em 1847, o povoado se tornou distrito e em 24 de maio de 1854, pela lei nº. 693, o Curato foi elevado a Paróquia e recebeu seu primeiro vigário, o Padre Francisco Alexandrino dos Santos.

Em 3 de junho de 1859, o Distrito foi elevado à categoria de Vila, pela lei nº.981, mas só foi instalada em 29 de julho de 1862, após cumprir as determinações legais, quando alcançou sua emancipação político-administrativa. Em 1865, devido a disputas provinciais entre liberais, no poder e, conservadores, na oposição, a Assembléia Geral aprovou a supressão da Vila de Santo Antônio do Monte, que foi posteriormente restaurada em 1871, graças aos esforços dos deputados provincianos Vigário Francisco Alexandrino da Silva e Antônio da Silva Canedo. Em 16 de novembro de 1875, após intensos esforços de toda a comunidade, a Vila de Santo Antônio do Monte foi elevada à categoria de cidade, por meio da lei 2.158. (Fonte: site prefeitura municipal de Santo Antônio do Monte)

Imprimir E-mail PDF
Comente esta notícia
Busca RSS
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título: