A sensível e considerável melhora da qualidade dos produtos do setor do vestuário é traduzida em resultados para as empresas que apostaram e deram esta guinada no estilo, modelagem e layout de suas lojasHá alguns anos, as lojas dos centros comerciais eram basicamente todas iguais. Ocupavam áreas em formatos de retângulos ou quadrados, sem nenhum conforto, umas poucas se davam ao luxo de ter ventiladores e muito menos ar condicionado.
Não existiam estilos nem design próprios eram uns “copiódromo”, um copiava do outro que copiava do um. O máximo de diferente que eles faziam, era literalmente copiar das revistas de modas nacionais e internacionais, o que chamavam de pesquisa.
Isto sem contar as inúmeras idas ao Bom Retiro e Braz em São Paulo para comprar peças pilotos para serem literalmente copiadas ou com algumas pequenas mudanças. O estilista sempre foi o próprio proprietário.
A “coisa” começou a mudar com a chegada dos cursos de design de moda e cursos técnicos de vestuário. O mercado começou um processo tímido de mudanças.As empresas que se profissionalizaram e estão no caminho, são poucas. A maioria continua fazendo da mesma forma amadora. Não se informam, não mudam, não participam de eventos de moda país a fora, continuam fazendo tudo no “achismo”. Para tais essas consultores é uma grande bobagem.
As que mudaram estão colhendo os louros, estão começando a fazer moda e não roupa, estão vendendo, exportando. Contrataram assessorias de imprensas, suas marcas aparecem em novelas globais.
O Informativo do Divishop destaca corretamente tais marcas com artigo intitulado “As 15 mais lembradas”.
Entre os 430 clientes consultados, 64,7% disseram que o atendimento é o mais importante na hora de escolher onde comprar. Fez parte da avaliação quesitos como variedade, condições de pagamento, crédito, programa de relacionamento, pós-vendas, visual interno e externo.
As 15 empresas foram homenageadas com o Certificado Loja Destaque 2009 foram:
- Adereço
- Auditoria
- Cactus
- Dyfteria
- Julia Barros
- Kamaros
- Lorena Nunes
- Selo Pedágio
- Sportage
- Suzzy
- Território Nacional
- Trizon
- Vânios Jenas
- Verona
- ZDL
.



