Banner
DiviNews Mundo Geral Ex-candidato a vereador (Matheus Costa) é acusado de crime de racismo e injuria racial
Ter, 22 de Novembro de 2016 18:23 - Atualizado ( Sex, 25 de Novembro de 2016 13:10 )

Ex-candidato a vereador (Matheus Costa) é acusado de crime de racismo e injuria racial

DiviNews
O crime de racismo ocorreu no último domingo (20),  dia da Consciência Negra, por volta das 21 horas, quando Matheus Costa, acompanhado de amigos estiveram  em um conhecido bar frequentado por jovens, no centro e lá arrumou a confusão cometendo um dos crimes mais odiado pela sociedade civilizada, a discriminação racial. Conforme relato de Douglas Cruz, o profissional que trabalha no bar, como encarregado de garçons. Matheus Costa, inicialmente, começou a ofender com vários impropérios de baixo calão uma jovem que estava em outra mesa, que não aquentando mais as ofensas de “VAGABUNDA, PIRANHA, PUTA”, acabou por sair da mesa em que estava junto com outra amiga, para reclamar da inconveniência dele, com Douglas – O encarregado então foi conversar com Matheus na tentativa de demovê-lo da continuidade das ofensas. Porém o ex-candidato a vereador, ao invés de atender à solicitação do profissional que estava no exercício de sua função de encarregado dos garçons, partiu para cima dele com ofensas racistas, dizendo que ele era um MACACO, FAVELADO, UM LIXO, não contente com as ofensas racistas e sociais, Matheus jogou o liquido de um copo de cerveja no rosto de Douglas – Douglas, contou que a partir das agressões verbais e físicas, também se exaltou e os seguranças do local interviram para que evitar que os dois se atracassem – A Policia Militar foi chamada ao local para registrar o crime de racismo. Contudo, segundo relato de Douglas, diante da demora da chegada da viatura, Matheus entrou no carro de um de seus amigos e fugiu. Quando a polícia chegou, como o agressor já tinha ido embora, não poderia prendê-lo pois não havia flagrante, já que ele não estava mais no local. No dia seguinte, segunda-feira (21), ou seja ontem, é que Douglas levou testemunhas para a 7ª RPM para confirmar a agressão racista e constar no BO – Douglas quer levar a agressão racista, o crime de injuria racial até as últimas consequências - Ainda, conforme Douglas, Matheus teria dito que "ele tem as costas quente", e que ele também estaria "embriagado".


Veja os posts de Douglas no Facebook

(1)

Meus amigos hoje passei por uma situação muito desagradável em meu trabalho. Um cliente , com o nome de MATHEUS COSTA foi candidato a vereador esse ano , me ofendeu verbalmente de uma forma que me dá pena dele. Me chamou de macaco, favelado, lixo , e muito mais, mais além do processo em que ele vai ter que enfrentar , e tenho a resposta pra vc MATHEUS COSTA. Não sou favelado, mais se fosse hoje estaria me sentindo o melhor cara do mundo, por saber que um favelado teve uma educação muito mais eficiente que vc que foi criado em berço de ouro. Não sou macaco, mais sou NEGRO, e com muito orgulho mais é orgulho mesmo. E pense 2 vezes antes de chamar alguém de lixo, por que seu dinheiro não te faz melhor que ninguém, e lixo e vc que perde seu tempo saindo da sua casa para ir no trabalho das pessoas tentar diminui-la, mais mal sabe vc que quem está sendo diminuído é vc. E pra finalizar, muito obrigado por me mostrar que eu sou, muito mais inteligente, muito mais educado, muito mais bem criado, e que no fundo vc me mostrou que o único lixo que se apresentou foi vc MATHEUS COSTA.

(2)

Gostaria muito de agradecer a todos meus amigos , e tbm aqueles quem não me conhece pessoalmente pelo apoio.
E venho a informar que o B.O contra ele já foi feio , nos não podemos nos calar para o preconceito , e vou até o fim em quanto esse cara não pagar pelo que fez não só comigo , mais a todos que estavam presentes. E mais uma vez muito obrigado a todos

#SOU NEGRO COM MUITO ORGULHO#

Posteriormente Matheus Costa publicou no Facebook, que enviaram para o Divinews,  o seguinte post 





Racismo e Injúria Racial

Embora impliquem possibilidade de incidência da responsabilidade penal, os conceitos jurídicos de injúria racial e racismo são diferentes. O primeiro está contido no Código Penal brasileiro e o segundo, previsto na Lei n. 7.716/1989. Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.

A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. De acordo com o dispositivo, injuriar seria ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Em geral, o crime de injúria está associado ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima. Um exemplo recente de injúria racial ocorreu no episódio em que torcedores do time do Grêmio, de Porto Alegre, insultaram um goleiro de raça negra chamando-o de “macaco” durante o jogo. No caso, o Ministério Público entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), que aceitou a denúncia por injúria racial, aplicando, na ocasião, medidas cautelares como o impedimento dos acusados de frequentar estádios. Após um acordo no Foro Central de Porto Alegre, a ação por injúria foi suspensa.

Já o crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos. Nesses casos, cabe ao Ministério Público a legitimidade para processar o ofensor. A lei enquadra uma série de situações como crime de racismo, por exemplo, recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou às escadas de acesso, negar ou obstar emprego em empresa privada, entre outros. De acordo com o promotor de Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Thiago André Pierobom de Ávila, são mais comuns no país os casos enquadrados no artigo 20 da legislação, que consiste em “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Apologia - Este mês, por exemplo, a 1ª Turma Criminal do TJDFT manteve uma condenação por crime de racismo de um homem que se autodenomina “skinhead” e que fez apologia ao racismo contra judeus, negros e nordestinos em página da internet. De acordo com os desembargadores, que mantiveram a condenação à unanimidade, “o crime de racismo é mais amplo do que o de injúria qualificada, pois visa atingir uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. No caso, o conjunto probatório ampara a condenação do acusado por racismo”.

Ao contrário da injúria racial, cuja prescrição é de oito anos – antes de transitar em julgado a sentença final –, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível, conforme determina o artigo 5º da Constituição Federal. Apesar disso, de acordo com o promotor Pierobom, na prática é difícil comprovar o crime quando os vestígios já desapareceram e a memória enfraqueceu. O promotor lembra de um caso em que foi possível reconhecer o crime de racismo após décadas do ato praticado, o Habeas Corpus 82.424, julgado em 2003 no Supremo Tribunal Federal (STF), em que a corte manteve a condenação de um livro publicado com ideias preconceituosas e discriminatórias contra a comunidade judaica, considerando, por exemplo, que o holocausto não teria existido. A denúncia contra o livro foi feita em 1986 por movimentos populares de combate ao racismo e o STF manteve a condenação por considerar o crime de racismo imprescritível.


Agência do Conselho Nacional de Justiça




 
Imprimir E-mail PDF
Comente esta notícia
Busca RSS
Anônimo   |2016-11-28 08:35:37
ME PEDIU VOTO COMO SE FOSSE UM SANTINHO, AINDA BEM Q FALEI Q NAO VOTEI NELE.TCHAU, AGORA SAI DESSA.
Anônimo  - Igual ao pai   |2016-11-23 15:52:13
O pai dele consegue ser pior do que ele. É um tremendo covarde.
Renata Marques Teixeira  - Muah omisso   |2016-11-23 15:12:22
Não entendi por que o Divinews retirou o nome do Muah da matéria, pessoas me falaram que o dono do muah ligoupara o dono do divinews e pediu para tirar o nome. Se fez isso, os dois erraram, o dono do Divinews e o dono do muah, porque foi lá que aconteceu a coisa. Fiquei sabendo tb que o agredido não está recebendo nenhum apoio do muah. Senhor Geraldo quero saber sobre isso, se é verdade?
Preta perfeita   |2016-11-23 13:48:17
Fico até imaginando o que se passava na cabeça do Matheus naquele dia que ele tirou foto com o pezão.
Acilio  - foto   |2016-11-24 09:32:01
era sobre essa foto que eu comentei anteriormente
Esse tal de Costa...  - Vcs lembram   |2016-11-23 12:45:43
Vcs lembram aquela foto com o Rodrigão? Aposto: Vai usar aquela para dizer que é amigo de gente negra.... Aquele choro falso de derrotado no dia da eleição mostra bem o caráter torpe desse playboy. E tem a cara de pai para atacar o Divinews???
anonimo   |2016-11-23 11:40:56
Aposto que foi armaçao politica.
reoni  - kkkkkkkkkkkkkkkk   |2016-11-23 10:49:49
EU CONHECO ESSE CARA MAIOR CANÇEIRA QUE JA VI NA MINHA VIDA........NOJENTO
LILI  - FICAMOS LIVRES   |2016-11-23 09:59:15
GRAÇAS A DEUS QUE ESTE AÍ NÃO FOI ELEITO, FICAMOS LIVRES. MENOS UM POLITICO SEM NOÇÃO NAS NOSSAS VIDAS. ALELUIA. QUE COISA MAIS IMBECIL, EM PLENO SECULO XXI AINDA SE FALA EM RACISMO E PRECONCEITO, ACREDITO EU QUE ESTAS COISAS SÃO PARA OS ATRASADOS, DE MENTES VAZIAS, NOJENTOS E TOTALMENTE SEM CULTURA. DEVERIAM IR VIVER NO MEIO DO MATO ISOLADOS. DEUS DEU UMA VIDA PRA CADA UM DE NÓS, JUSTAMENTE PRA CADA UM CUIDAR DA SUA. QUE SEJA NEGRO, BRANCO, HETERO, GAY, RICO, POBRE.ETC....TANTO FAZ , AGENTE TEM QUE SER FELIZ.
Rielson Machado  - Justiça   |2016-11-23 09:55:21
Douglas leve sim essa questão ás últimas consequências . Não tolere que um "lixo" como o filhinho de papai, protegido de deputados tentou fazer contigo.
Acho que a população divinopolitaba deu o recado a esse idiota quando pela segunda vez não o elegeu como vereador.
Esse cara que até mesmo era funcionário comissionado da prefeitura e não aparecia para trabalhar parece que não se cansa de ver seu nome queimado.
Leve adiante sua queixa, não aceite que tentem engavetar o processo.
Com certeza você terá o apoio de muitos advogados que, por serem humanos devem te oferecer os serviços
sousa   |2016-11-23 09:51:21
Em Divinópolis, se a pessoa tiver dinheiro, as autoridades não fazem nada!!!!!! Aposto que este tal Mateus, racista, preconceituoso e moleque não vai responder por nada.
Anônimo   |2016-11-23 07:47:00
Não foi o pai dele quem foi cassado por compra de votos?
Anônimo   |2016-11-23 10:10:22
sim.
Anônimo   |2016-11-23 05:31:32
O único evangélico que conheço que é dono de motel.
Anônimo   |2016-11-23 05:31:05
Se o jornal é ruim porque seu pai contratou o proprietário para assessorá-lo? É ruim agora, né, que falou a verdade a seu respeito.
Anônimo   |2016-11-23 05:29:34
Mateus, você vem de família abastarda. Pegue a grana de papai, mude de divinopolis e vai viver sua vida em outro lugar. Não sei se você ainda não percebeu, mas aqui não dá mais para voce. Voce está com o filme queimado.
Anônimo   |2016-11-23 09:58:17
abastada
ROBERTO JOSÉ   |2016-11-23 05:26:44
ESTE CARA É UM CRÁPULA ..... UM DIA ANTES DA PENÚLTIMA ELEIÇÃO ELE MEIO GROGÓ... BATEU NO CARRO DE UM RAPAZ HONESTO E MUITO SIMPLES.... O PLAYBOY TAVA TONTO E PEDIU PELO AMOR DE DEUS PARA NÃO CHAMAR A POLICIA QUE NO DIA SEGUINTE PAGARIA O PREJUÍZO PARA O RAPAZ.... DEPOIS ELE QUERIA ERA BATER NO COITADO.... POR TER SIDO DERROTADO NAS URNAS....
ANDRE  - VAI BRASIL   |2016-11-23 04:57:01
AÍ SIM MAIS UMA PARA FINALIZAR O ANO AQUI EM MINHA CIDADE EM MEU PAÍS, TEM TRAFICANTE USUARIO DE DROGAS, PUTAS QUE SE APAIXONAM PELO CLIENTE, LADRÕES HONESTOS, MEDICOS DOENTES, ECONOMISTAS PASSANDO FOME, E CANDIDATOS A POLÍTICOS QUE DETESTAM SEU SEUS ELEITORES ME AJUDA MATEUS ESQUECE SER POLITICO POR QUE SEU PAI QUER NÃO VAI ROLAR!!!
Tulio  - Normal   |2016-11-23 04:31:41
Normal para esse cara, já tive problemas parecidos com ele assim. E também foi em ambientes como esse. Pior de tudo são os babacas baba ovo que votam nele. Sabem que não vai fazer diferença alguma para população em geral. Só vai beneficiar a ele mesmo e alguns em volta. Não tem experiência, totalmente impotente para ser um VEREADOR.
fernando   |2016-11-23 04:25:36
Justiça seja feita, vamos aquilombar para mudar!!!!!! RECUPERAR O QUE ERA DA CLASSE NEGRA!!!!!!
indignado  - otario   |2016-11-23 03:13:47
ISSO AI,QUE SE JULGA""PESSOA"",ALÉM DE OTARIO,BABACA,ELE SIM,QUE É UM LIXO,QUE ESTA TAL SOCIEDADE,QUE SE INTITULA,COM PODER,SO PORQUE TEM MAIS DINHEIRO QUE OS OUTROS,,MAS O QUE""ELES""TEM MESMO,É SO O DINHEIRO,PORQUE O RESTO,EDUCAÇÃO E RESPEITO,NEM SABEM O QUE É..CADÊ A JUSTIÇA,QUE NÃO VAI,E COBRA ""DISSO""O QUE ELE FALOU,,""AS COSTAS QUENTE"",,OU SERÁ QUE TEM MESMO?? OTÁRIO,BABACA,TROUXA...EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO..
ELISA   |2016-11-22 22:28:43
eu fui a mulher agredida, e vi tudo que ele fez!!! sou testemunha.... Eu e mais 9 que estavam comigo!!! NÃO É MENTIRA! VAMOS TODOS COMPARTILHAR, PARA QUE ESSE SUJEITO SEJA PUNIDO!
Alzira  - Racismo e machismo   |2016-11-22 19:04:30
Um crime só não! Além do racismo, Mateus Costa cometeu crime de assédio moral contra às mulheres, quando proferiu xingamentos contra elas!
Será que esse fato vai se tornar, como sempre, só mais um caso de racismo sem punição? E esse verme, nem ouso chamá-lo pelo próprio nome, vai ser, realmente, punido? Quero ver!
andre luis   |2016-11-22 19:04:04
Boa Matheus nao ganhou nem pra vereador agora nao ganha nem pra síndico kkkkkkk babaca otario
Pedro   |2016-11-22 18:42:06
Ridículo Mateus coisa de muleque ainda bem que perdeu eleição.
Anônimo   |2016-11-22 17:55:46
Esse cara é um otário, filhinho de papai.
negro   |2016-11-22 17:54:46
E Mateus você agora corre risco tem muito negro em Divinópolis orando a deus por voce
Aparecida  - Jamais votaria neste cidadão   |2016-11-22 17:40:18
Este rapazinho chamando Mateus, poderia ser o único vereador q jamais teria meu voto. Ja não é a prinera vez q este indivíduo apronta. Douglas no brasil é assim mesmo tendo dinheiro, compra tudo menos a dignidade e o caráter. Ele jamais vai um dia vai assumir uma cadeira na câmara. Quem acredita na justiça divina, não precisa confiar na justiça do homem.
Acilio  - foto   |2016-11-22 17:22:25
ue mas e aquela foto da eleiçao passada, que ele tambem perdeu, junto com o Tolentino e aquele cara na catedral, tirando onda pra ver se ganhava uns votinhos?
como fica aquela foto agora?
jones  - Que absurdo!   |2016-11-22 17:04:04
Em pleno Dia da Consciència Negra o cara comente um crime desse. Playboy folgado
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
 

Buscar matérias no Divinews

Show de prêmios e ofertas ABC

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.